14 de abril de 2010

Jane Austen :Inspiração de Stephenie Meyer


Apesar da série de Meyer ser uma obra leve, que possui adolescentes como público alvo, nem de longe sua inspiração foram histórias como Buffy, a Caça-Vampiros, ou Angel , nem tampouco baseada na série literária de Anne Rice,Crônicas Vampirescas . Os que leram o primeiro livro da série ,Crepúsculo, puderam perceber a prefêrencia literária de Stephenie Meyer , personificada em sua perssonagem Bella . Assim como a protagonista da história , uma das escritoras preferidas da autora é Jane Austen, destacando os livros Razão e Sensibilidade e Orgulho e Preconceito. Jane Austen trata , em ambos os livros , da variedade de expressões da natureza humana , seus pecados, suas limitações , suas fraquezas, além de ressaltar a busca pelo bem e suas virtudes. As duas tramas acontecem no século XIX , quando as famílias da época tinham como preocupaçõa primordial a busca pelo status social, a futilidade das festas de luxo e a obrigação em seguir os costumes da época como forma de aceitação social. É nesse contexto que Austen insere como protagonista de seus livros mulheres fortes e decididas, que nos dão verdadeiras lições de vida , ao lidarem com esse mundo que as cerca . A autora nos ensina que, apesar de fazermos parte de uma sociedade com vários problemas desse gênero , de forma alguma devemos nos curvar a eles , e sim procurar o melhor caminho a ser seguido
Da mesma forma que sua inspiradora , Stephenie Meyer também trazem sua obra, como protagonista , uma mulher, Bella, que é decidida e forte o suficiente para não temer o perigo que Edward representa ,especialmente a ela,e decidir por se tornar uma vampira também.
Além de destacar a escolha que podemos fazer entre o bem e o mal , quando cria os perssonagens da família Cullen como vampiros 'vegetarianos'.Assim como Crepúsculo, os romances de Austen também já chegaram ás telas de Cinema , e foram grandes sucessos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oque achou??? nao diga! comente! :)

Mixpod Lua Nova e Crepúsculo!